DOENÇAS

As doenças neuromusculares afetam o corno anterior da medula, nervos, músculos ou a comunicação entre ambos, o que chamamos de junção neuromuscular. Podem ser de caráter genético com o aparecimento logo após o nascimento ou até em idades mais avançadas; ou de caráter adquirido, como uma doença auto-imune. E podem ser progressivas ou flutuantes/intermitentes.

O sistema nervoso periférico é responsável por conduzir as informações de movimento e sensibilidade através da medula espinhal, dos nervos e músculos. Distúrbios nesse sistema podem causar fraqueza muscular,  atrofia muscular, retrações, cansaço, fadiga, dores e dormência, desequilíbrio, gerando limitações na vida cotidiana.

Algumas  doenças neuromusculares podem não ter cura até o momento, mas  sempre têm algum tipo de tratamento. Há possibilidade de reabilitação para melhorar a qualidade de vida do paciente, suportes para melhorar a nutrição e respiração, e medicações que podem ajudar no tratamento e/ou sintomas da doença.

No âmbito da ciência, estamos tendo grandes avanços nos estudos nos últimos anos, com medicações já em estudo para alguns tipos de miopatias genéticas. Doenças como Amiotrofia espinhal (AME) e distrofia muscular de Duchenne já têm disponível o tratamento com terapia gênica para casos selecionados.

Conheça as principais doenças tratadas pela Dra. Karlla Lima:

Conte conosco para um atendimento e tratamentos seguros.

mármore
Agende a sua consulta