ENXAQUECA

Enxaqueca é uma doença muito mais comum do se imagina. As crises de enxaqueca muitas vezes são confundidas como uma simples dor de cabeça  e acabam não recebendo a atenção e tratamentos necessários.

A enxaqueca, ou migrânea, é um dos tipos de dor de cabeça mais comuns, e é motivo de grande procura do pronto socorro ou de uma consulta com um neurologista.

Estima-se que até 20% da população sofra com enxaqueca, sendo mais frequente em mulheres.

Pode acontecer em qualquer idade, mas se manifesta de forma mais frequente em adolescentes e adultos jovens.

Como identificar a enxaqueca?

Nem sempre os sintomas são típicos, mas um médico neurologista consegue reconhecer os seus sintomas.

As características  da enxaqueca são:

• Dor unilateral

• Dor Pulsátil

• Dor moderada ou forte intensidade

• Náuseas e vômitos

• Piora com atividade física rotineira (como caminhando ou subir degraus)

• Sensibilidade à luz, sons e cheiros

• Duração prolongada, de 4 a 72 horas

O que significa a aura?

Parte dos pacientes podem ter o que chamamos de Aura, um conjunto de sintomas e sensações que ocorrem geralmente antes da dor de cabeça, ocorrem de forma progressiva (e não súbita) e duram menos de 60 minutos.

A mais comum é a aura visual (90% dos casos): flashes de luz ou imagens brilhantes em ziguezague, seguida da aura sensitiva: formigamento ou dormência progressivos em uma região do corpo.

Gatilhos – fatores desencadeantes de crises

Os gatilhos são estímulos capazes de determinar o surgimento de uma crise de enxaqueca e é importante conhecê-los para evitá-los.

Existem também vários fatores que podem desencadear ou piorar uma crise, que variam de pessoa para pessoa, como:

• Estresse

• Ansiedade

• Jejum prolongado

• Poucas horas de sono ou sono prolongado

• Mudanças hormonais nas mulheres;

• Exposição a luminosidade intensa, sons altos ou cheiros fortes

• Mudanças repentinas no clima ou ambiente

• Esforço físico

• Cigarro

• Cafeína ou abstinência de cafeína (para quem consome muito café diariamente)

• Uso excessivo de medicamentos para dor

A maioria das pessoas com a patologia têm histórico familiar. A doença pode estar relacionada ainda a outras condições médicas, como depressão e ansiedade.

O diagnóstico da doença é realizado a partir da análise do histórico de saúde do paciente e identificação dos sintomas característicos, associado ao exame clínico cefaliátrico. Em alguns casos é necessário a realização de exames de imagem do cérebro e vasos cranianos para afastar outras doenças.

É possível evitar as crises?

Sim. A identificação de possíveis fatores desencadeantes das crises é fundamental para obter um melhor controle da doença. Além disso, os pacientes podem tomar alguns cuidados:

• Distribuir adequadamente a carga de trabalho, evitando acúmulo no escritório e o estresse de levar trabalho para casa

• Evitar estender o sono além do horário usual de acordar

• Evitar fadiga excessiva

• Hábitos de vida saudáveis

• Fazer as refeições em horários regulares e não pular refeições

• Eliminar os alimentos identificados como desencadeantes das crises

• Reduzir a ingestão de cafeína

• Evitar o uso de analgésicos sem supervisão médica

• Evitar exposição a luzes, ruídos e cheiros fortes

Como as enxaquecas são tratadas?

A enxaqueca não é apenas uma dor de cabeça comum. Seu tratamento pode ser iniciado nas fases anteriores à apresentação da dor. Não há cura para a enfermidade, mas a terapia alivia os sintomas e pode prevenir crises.

O tratamento pode ser baseado em medicações apenas para alívio da dor e/ou medicações para profilaxia, com objetivo de prevenir as crises.

Diferentes tipos de medicamentos podem aliviar os sintomas durante uma crise. Quanto mais cedo o remédio for utilizado, mais eficaz ele será. Algumas medicações para alívio da dor são analgésicos comuns, anti inflamatórios, antieméticos e triptanos. A substância mais adequada deverá ser prescrita por um médico neurologista.

Já para a profilaxia das crises, as medicações são utilizadas de forma contínua e há uma vasta opção de medicações como beta bloqueadores, alguns antidepressivos e anticonvulsivantes. A escolha da medicação deve ser individualizada para cada paciente, de acordo com seu perfil.

Os pacientes também podem se beneficiar também de procedimentos como infiltração de anestésico local e toxina botulínica.

Medicações injetáveis como anticorpos monoclonais também são uma opção de tratamento.

A Dra. Karlla Lima diagnostica e trata enxaqueca. Agende a sua consulta para tirar dúvidas e discutir opções de tratamentos.