EPILEPSIA

A epilepsia é uma condição bastante comum, que acomete 1 em cada 100 pessoas.

A crise convulsiva, mais conhecida pelas pessoas como “ataque epiléptico”, ocorre devido a uma alteração temporária e reversível do cérebro, onde há uma descarga anormal de neurônios.

Causas

Pode ocorrer ou iniciar em qualquer idade e as causas são diversas e dependem do tipo de crise e idade de início. A doença pode ser secundária a uma lesão cerebral, como por exemplo uma anóxia perinatal, AVC, tumor ou má formação cerebral, ou ainda ter causa desconhecida.

As crises podem se manifestar de diferentes formas: há algumas onde pessoa pode ficar alerta, com movimentos repetitivos em uma parte do corpo; há crises onde a pessoa pode ficar “ausente”, sem responder aos outros; há ainda crises que a  pessoa pode cair ao chão, desmaiar, apresentar contrações musculares em todo o corpo, morder a língua, ter salivação excessiva, respiração ofegante e, às vezes, até urinar ou defecar.

O diagnóstico é dado a partir da história clínica, com detalhes sobre como foram os abalos e os sinais e sintomas associados, comorbidades, história familiar, entre outros. Exames que auxiliam na investigação são o eletroencefalograma e exames de imagem do cérebro, como tomografia ou ressonância.

Existem diversas opções de medicamentos para diversos tipos de crises e perfis dos pacientes, sendo a escolha individualizada para cada caso. Crises mais intensas podem necessitar de mais de um tipo de medicação, e crises refratárias podem ser beneficiar  da associação de  dieta cetogênica e/ou canabidiol.

Em casos selecionados, pode haver indicação de procedimentos invasivos como o estimulador do nervo vago ou ainda uma cirurgia.

A Dra. Karlla Lima trata epipelsia. Conte conosco para um atendimento e tratamentos seguros.