mulher Typing

FIQUE POR DENTRO

Blog sobre neurologia

Alzheimer: diagnóstico precoce pode retardar doença

A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência neurodegenerativa, e quanto maior a idade, maior a incidência desta doença.

A doença se  manifesta por uma deterioração das funções cerebrais de forma progressiva,levando à  perda da memória, da funcionalidade e da execução de atividades diárias, comprometendo a capacidade de cuidar de si mesmo.

A doença instala-se quando há erro no processamento de certas proteínas do sistema nervoso central, gerando depósito de proteínas tóxicas (beta-amiloide) no cérebro e perda progressiva de neurônios em regiões do cérebro relacionadas à cognição.

O tratamento atual baseia-se em terapias medicamentosas que tentam retardar o processo de perda neural, como anticolinesterásicos.

As terapias multidisciplinares (terapia ocupacional, cognitiva, fisioterapia, fonoterapia) também são importantes e fazem parte do plano de tratamento para melhorar a qualidade de vida.

Novas drogas anti-amilóides foram aprovadas pelo FDA (Food and Drug Administration) desde 2021, demonstrando uma avanço nos tratamentos, mas ainda sem resultados importantes para bloquear a evolução da doença. Essas medicações ainda não foram aprovadas no Brasil pela ANVISA.

A depender dos sintomas associados ao quadro demencial, há também a necessidade de tratamento específico para cada um deles. Sintomas como agitação, agressividade e insônia podem ser tratados com medicações antipsicóticas, indutores do sono e, em casos selecionados, o canabidiol pode ser um aliado.

Os cuidadores também necessitam de orientações para saber lidar melhor com os desafios diários e momentos de agitação, proporcionando uma melhor qualidade de vida no ambiente domiciliar.

O diagnóstico diferencial da doença de Alzheimer engloba outras síndromes demenciais, como demência vascular, afasia primária progressiva, demência fronto-temporal e demência por corpos de Lewy.

A Dra. Karlla Lima diagnostica e trata Alzheimer e outras demências. Agende a sua consulta para tirar dúvidas e discutir opções de tratamentos.