SÍNDROMES MIASTÊNICAS

A síndrome miastênica é uma doença neuromuscular caracterizada pela interrupção da comunicação natural entre nervos e músculos (junção neuromuscular), causando fraqueza muscular que pode ser flutuante/ progressiva, dificultando – ou até impossibilitando – que a pessoa execute movimentos necessários para as funções diárias.

• Fraqueza muscular

• Queda das pálpebras

• Visão dupla

• Dificuldade para falar, mastigar e engolir

• Falta de ar

• Redução de movimentos do feto, ainda no útero

• Em bebês, o choro fraco, dificuldade para sugar e engolir durante a amamentação, e dificuldades respiratórias, hipotonia (“bebê molinho”)

A eletroneuromiografia auxilia na investigação,  sendo realizado  o estímulo repetitivo durante o exame para determinar se existe fatigabilidade. Em alguns casos é necessário complementar ao exame com fibra única.

Exame de sangue também pode auxiliar no diagnóstico. Para as formas auto-imunes a dosagem de anticorpos auxilia na investigação clínica.

A tomografia do tórax pode ser solicitada para avaliação do timo em alguns pacientes.

Tipos de síndromes miastênicas

• Miastenia gravis

• Miastenia congênita

A Miastenia tem tratamento. O tratamento depende do tipo de miastenia, com opção de medicações para cada tipo e o paciente pode evoluir com bom controle dos sintomas.

Nos casos auto-imunes pode haver necessidade de tratamento venoso em regime de internação hospitalar como imunoglobulina humana.

A Dra. Karlla Lima trata síndromes miastênicas. Conte conosco para um atendimento e tratamentos seguros.